468x60

.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

DORMIR BEM (MALATONINA) PREVINE O CÂNCER DE PRÓSTATA!


Hormônio do sono pode proteger contra o câncer de próstata 

Em uma pesquisa que durou sete anos, estudiosos da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, observaram que bons níveis de melatonina – hormônio produzido durante o sono e responsável por manter diversas funções do organismo em ordem – reduziriam o risco de homens desenvolverem câncer de próstata. Para estabelecer esse elo, os cientistas coletaram amostras da urina de 928 voluntários e pediram a eles que completassem questionários sobre seu padrão de sono. Os especialistas notaram, então, que aqueles com dificuldade para dormir apresentavam menos melatonina em comparação aos que não enfrentavam problemas no momento de repousar.

Além disso, durante o estudo, 111 participantes foram diagnosticados com câncer de próstata. Mas, no caso dos que contavam com altos índices do hormônio do sono, a probabilidade de apresentar a doença se mostrou 75% menor. Segundo o autores, ainda é preciso investigar melhor essa associação, mas ela é mais um indicativo de que dormir bem só beneficia a saúde.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Meteorologia admite nova estiagem em 2014



Os meteorologistas do Nordeste estão menos otimistas com relação à quadra chuvosa do semiárido em 2014, que começa em fevereiro e vai até maio. Ao final de uma reunião realizada ontem em Fortaleza, o prognóstico apontava a seguinte condição: acima da média 25%; em torno da média 35% e abaixo da média 40%.

Os números foram anunciados ontem (21) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), durante o encerramento do XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino. Com a previsão, o órgão faz um alerta para a possibilidade de a seca ser prolongada em 2014.

Para chegar à previsão, meteorologistas dos estados do Nordeste, além de especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de institutos dos Estados Unidos (IRI) e Reino Unido (UK Met Office) analisaram condições termodinâmicas dos oceanos Pacífico e Atlântico, condições da atmosfera e previsões de modelos atmosféricos globais, para avaliação prévia do período chuvoso nestes próximos três meses.

Gilmar Bistrot, meteorologista da Emparn presente na reunião, disse ontem que para o RN a maior probabilidade é de chuvas normais, entre 200 mm a 300 mm descentralizadas nas regiões do estado. “A previsão não é conclusiva por definitivo. São dados que ainda podem apresentar evolução”, explica.

Apesar da previsão “um pouco otimista” em relação aos dois anos anteriores, 2012 e 2013, o volume de chuvas “pode não resolver o problema e recuperar os reservatórios do estado”. Para agricultura de subsistência, as chuvas podem ser suficientes, mas “não será suficiente para os mananciais”, afirma Bistrot.

Devido as previsões, e a situação atual dos mananciais e abastecimento de água, o Governo do Estado deverá estabelecer um planejamento para prolongamento do uso da água. Segundo Bistrot, nesta próxima quinta-feira, 23, haverá uma reunião do Comitê da Seca para análise dos dados de previsão concebidos nesta reunião. “Vão discutir e analisar alternativas ou soluções em cima desse prognóstico”, diz.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Cenário climático é favorável a boas chuvas no semiárido


“A evolução das variáveis que controlam as chuvas do Nordeste se mostram favoráveis a um inverno regular”. A afirmativa do meteorologista Gilmar Bistrot pode-se traduzir numa afirmação simples e esperada por muitos: vai chover no sertão nordestino.

Os dados climáticos de dezembro de 2013 eram as últimas informações esperadas para a confirmação da previsão. De acordo com o meteorologista, o comportamento da diferença em temperatura dos oceanos atlântico norte e sul é semelhante ao de dezembro de 2007, propiciando no ano seguinte, 2008, boas chuvas no RN.

“No período que o Oceano Atlântico Sul é mais quente que o Norte é que chove no Nordeste. Quanto maior essa diferença, mais possibilidade de chuva”, explica. “Em análise, percebemos que este comportamento está melhor do que ano passado, e bem semelhante a 2007”, acrescenta Bistrot. No ano de 2008 houveram chuvas satisfatórias no estado, apesar de iniciadas tarde, somente em março.

Nesse ano de 2008, incidiu uma média de 940 mm em todo o estado. Bons números, levando-se em consideração que um inverno regular seja de 700 a 800 mm, estimativa esperada para 2014. O último ano de maior acúmulo de chuvas foi em 2010, quando houve a incidência de 1095 mm. Em 2012, foi o pior ano de seca com um volume de apenas 371,5 mm de chuvas em todo o RN.

Ele aponta como bons indicadores ainda os dados do campo de pressão destes oceanos e a direção dos ventos. “Essa zona de maior aquecimento, provoca uma zona de menor pressão. Os ventos saem da área de maior pressão para a de menor pressão, e adentram carregando essa umidade para o Nordeste e causa essa instabilidade”. O deslocamento da zona de convergência que traz a instabilidade também é definidor para as chuvas. 

A previsão é de chuvas para os próximos dias, devido a formação de um terceiro Vórtice Ciclônico. Segundo Bistrot, a partir do dia 16 o clima está favorável para chuvas que devem seguir por todo o mês, que pode coincidir com o início do tempo chuvoso, em fevereiro. “Outro vórtice ciclônico se aproxima e está numa posição ideal para chuva. Já está começando a formar chuvas na região oeste”, relata. No entanto, não dá para dimensionar o volume de chuvas que poderá incidir no estado.

*Informações: Tribuna do Norte

Encontros de profetas no Ceará preveem bom inverno para 2014.



As chuvas deverão demorar a chegar no Interior do Ceará em 2014. Mesmo assim, o Estado deverá ter bom período invernoso. As previsões foram feitas neste sábado (11), no Encontro dos Profetas da Chuva, realizado em Quixadá. Os profetas e profetisas creem que o agricultar não deve se desesperar neste ano e que os açudes do Estado receberão uma boa carga d'água.

O evento, que acontece no Parque de Exposições da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Ceará (Acocece), reuniu 28 participantes e 8 observadores e contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. Segundo ele, apesar do otimismo de 14 dos 28 participantes, a presidente Dilma Rousseff está preocupada com a possibilidade de prolongamento da seca no Nordeste. "o Governo está preparado para dar assistência à população nordestina se a estiagem continuar", conta o ministro, convidado e homenageado pela organização do evento.

Já o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, espera boas chuvas no período de inverno. A divulgação da previsão oficial do Governo do Ceará, através da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), está prevista para o próximo dia 20. Enquanto isso, a distribuição de sementes começa nesta segunda-feira (13) pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). ”O Governo do Estado já adquiriu 4 mil toneladas de sementes para os nossos agricultores”, enfatizou.

Agricultores esperam agora a divulgação da Funceme para reforçar as previsões dos profetas da chuva.

*Diário do Nordeste, com Alex Pimentel

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Ong - Uniserra visita pessoas idosas e enfermas do Sítio Agreste


A organização Unidos da Serra de São Miguel Rn (ONG - UNISERRA) visitou neste dia 29/12/2013 algumas pessoas idosas e enfermas  da comunidade do Sítio Agreste de Baixo, na Zona Rural de  Município de São miguel.


Clique Nas Fotos Para Ampliar