468x60

.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Há DOIS FENÔMENOS METEOROLÓGICOS ATUANDO NO BRASIL.



HÁ DOIS SISTEMAS METEOROlÓGICOS ATUANDO NO BRASIL: Alta da Bolívia e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN - . Um pelo Sudeste e o outro pelo Nordeste Dois importantes sistemas de circulação atmosférica, típicos desta época do ano, estão atuando sobre o Brasil: a Alta da Bolívia e o VCAN, Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. A circulação dos ventos destes sistemas ocorre no nível de 200 hPam, entre 10km e 12 km acima da superfície.

A Alta da Bolívia é um centro de alta pressão e os ventos fazem o movimento anticiclônico, no sentido antihorário. Já o VCAN é um sistema de baixa pressão e os ventos giram no sentido horário fazendo movimento ciclônico

Este dois sistemas são responsáveis pela formação e manutenção de grandes áreas de instabilidade sobre o Brasil, que provocam muita chuva. A Alta da Bolívia estimula as áreas de chuva em parte do Norte e do Centro-Oeste. O VCAN gera as áreas instabilidade sobre o Nordeste. A persistência destes dois tipos de circulação e de frentes frias na costa do Sudeste geram a ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Através da animação das imagens de satélite é possível perceber a circulação da Alta da Bolívia e do VCA. Repare como as nuvens entre o Mato Grosso, o Amazonas e o Peru se movimentam da direita para a esquerda (antihorário). Este movimento é orientado pelos ventos da Alta da Bolívia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário