468x60

.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Chuva no sertão: Sousa - PB registra 200 mm em dois dias


Em dois dias de chuvas na cidade de Sousa, o DNOCS registrou 190.8 milímetros. Na noite e madrugada do último sábado choveu na cidade sorriso 119.3 milímetros, já de ontem para hoje foram registrados 71.5 milímetros.

Ruas de vários bairros da cidade amanheceram alagadas, casando transtornos à população.
Segundo o clima Tempo nesta terça-feira (29), terá sol e muitas nuvens no Alto Sertão. À noite o céu fica nublado e pode chover.


Radar Sertanejo

O BRASIL DO BOLSA FAMÍLIA

Foi Josué de Castro, médico e brilhante intelectual pernambucano do século XX, quem primeiro conceituou dentro de bases científicas o problema da fome no Brasil. Lançado em 1946, a obra-prima de Castro, o livro “Geografia da Fome”, desconectou a questão da explicações estéreis propagadas pela religião e disseminadas pela ignorância política. Pela lógica vigente de então, a fome ou era um castigo de Deus ou uma imposição da natureza – quando não os dois.

Josué de Castro demonstrou que o flagelo da fome decorria, isso sim, das ações dos homens, de suas opções políticas e da condução econômica que estes, uma vez no governo, impingiam ao País. O livro de Castro ganhou o mundo e deu-lhe reconhecimento internacional, mas ao contrariar o pensamento dominante de um Brasil comandado por latifundiários e políticos com especial aptidão ao servilismo e à indigência intelectual, acabou se tornando persona non grata entre as elites locais. Em 1964, teve os direitos políticos cassados pelos golpistas militares e exilou-se em Paris, na França, onde foi convidado a lecionar na Universidade da Sorbonne. Lá, morreu, em 1973.

Foi preciso que o Brasil fizesse uma longa e dolorosa travessia da ditadura para a democracia para que, três décadas depois da morte de Josué Castro, fosse possível ao País eleger um presidente capaz de fazer a transposição dos conceitos do “Geografia da Fome” para o campo das políticas sociais de fato. Assim, em 2003, outro pernambucano, ele mesmo vítima da fome à qual, historicamente, havia sido relegada a maior parte da sociedade brasileira, chegaria à Presidência da República com um objetivo tão claro como inusitado: fazer com que todos os cidadãos brasileiros fizessem, no mínimo, três refeições diárias.

O discurso de Lula foi na contramão de tudo que o cidadão estava acostumado a ouvir desde sempre, na Colônia, no Império e na República: discursos empolados sobre assuntos distantes e fantasias mirabolantes sobre um país do futuro que, curiosamente, não conseguia se libertar do atraso ao qual era atrelado, justamente, por seus governantes.

Ao invés de falar de grandes obras, Lula falou de comida.

Era urgente e necessário, antes de se projetar o País ao mundo, antes de se listar as incontáveis precariedades da infraestrutura nacional, que as pessoas comessem.

Era preciso que, antes de infestar a nação com promessas grandiloquentes, as crianças fossem para a escola alimentadas, nutridas, felizes.

O Bolsa Família é a consequência direta e consolidada dessa disposição política que se iniciou, há uma década, com o embrionário Fome Zero. Considerada a mais bem feita e organizada política de transferência de renda do mundo, o programa atinge 50 milhões de pessoas e tornou-se o mais poderoso fator de inserção social e econômica já da história do País. É uma marca tão poderosa dos governos do PT que mesmo a oposição, em épocas de eleição, não ousa propor o seu fim, mas copiá-lo e melhorá-lo, embora sem nenhum argumento minimamente objetivo para fazer nem uma coisa nem outra.

Todos os indicadores apurados sobre o Bolsa Família demonstram ser o programa um indutor de desenvolvimento social e de melhoraria de qualidade de vida de parcelas populacionais que, antes dele, estavam condenadas à subcidadania e à miséria absoluta. Ao completar 10 anos, o programa continua a cumprir essa função de reduzir, por obra de uma ação do Estado, as disparidades sociais ainda vigentes no Brasil, o que o torna ainda tão importante como fundamental.

“Quem critica o Bolsa Família é porque nunca passou fome”.

A frase, definitiva, é de Lula, dita ao lado da presidenta Dilma, na festa de 10 aos do programa.


Nem poderia ser diferente.


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A Graviola É Anticancerígena (Contra o Câncer CA).


A graviola (Annona muricata) é uma grande aliada no combate a diversos tipos de câncer.

Há pesquisas nos EUA indicando que vários dos ingredientes ativos da graviola matam células malignas de 12 diferentes tipos de câncer, incluindo mama, ovário, cólon, próstata, fígado, pulmão, pâncreas e linfomas.

Usando o extrato da graviola é possível combater o câncer com uma terapia completamente natural, que não cause efeitos secundários severos, como náuseas e perda de cabelo, pois a graviola, por ter ação seletiva, destrói apenas as células doentes, protegendo as células saudáveis, ao contrário da quimioterapia, que sai matando todas as células indistintamente.

 Algumas partes da árvore, como casca, raiz e fruto, são usadas há centenas de anos pela população indígena do Sul da América para o tratamento de doenças cardíacas, asma, problemas no fígado e artrite.

OBSERVAÇÕES

O tratamento com a graviola no combate ao câncer pode ser combinado com vitaminas A, E, C (naturais, e não sintéticas) e selênio.

Antes de comprar o extrato da graviola verifique a dosagem (não pode ser menos de 600 mg) e a procedência, pois há muitos laboratórios que não usam a erva pura. Portanto, pesquise bem antes de comprar.

Outra opção é fazer o chá das folhas da graviola. Veja como se faz esse chá. Ponha um litro de água para ferver.

 Quando levantar fervura, apague o fogo e despeje uma colher das de sopa rasa de folhas desidratas e deixe em infusão até esfriar.

Tome meia xícara três vezes por dia.

As folhas desidratadas da graviola são vendidas nas boas lojas de chás e de produtos naturais.

Você poderá também utilizar as folhas verdes da graviola, recém-colhidas.  Neste caso, o processo é diferente. Leve um litro de água para ferver com cinco folhas tenras da graviola. Depois de levantar fervura, deixe-as cozinhar por cinco minutos. Apague o fogo, deixe esfriar e tome meia xícara três vezes por dia.



O fruto da Oliveira Alimenta a Esperança Contra a DEPRESSÃO.

Dieta Mediterrânea contra a depressão

O cardápio que ganhou fama como aliado na prevenção de doenças cardiovasculares volta ao centro das atenções, mas, dessa vez, com a promessa de combater a depressão, transtorno cuja incidência cresce ao redor do mundo. Quem aponta esse elo são os pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália. Eles avaliaram a alimentação de milhares de pessoas por três anos e descobriram que as seguidoras de uma dieta mais parecida com a mediterrânea apresentavam um terço a menos de sintomas depressivos. Dentre os alimentos que compõem esse menu estão peixes, frutas, verduras, molhos à base de tomate, azeite de oliva, oleaginosas e vinho. Quer saber mais sobre esse assunto? Confira a revista SAÚDE deste mês.


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Psoríase é Uma Doença de Pele. Não ao Preconceito!


Para combater a psoríase e o preconceito

Hoje é o Dia Mundial da Psoríase, doença não contagiosa que acomete cerca de 2% da população mundial e é caracterizada pelo aparecimento de placas avermelhadas e descamativas pelo corpo. Embora ainda não exista cura para o problema, nos últimos anos surgiram tratamentos que, na maioria dos casos, controlam muito bem suas manifestações. E aí que está: apesar de algumas pessoas fazerem pouco caso do quadro, o paciente com psoríase sofre demais por vergonha de si próprio e pelo preconceito vindo dos outros — há, por exemplo, evidências de que esses indivíduos estão mais predispostos à depressão e também possuem bastante dificuldade para se inserir no mercado de trabalho. E tudo isso pode ser contornado com informação e atendimento adequado por parte dos especialistas.


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O Acidente Vascular Cerebral - AVC - Pode Ser Evitado Só Depende de Você.


Você sabia que uma em cada seis pessoas no mundo terão um AVC?

Pois é! E, mesmo com esse dado pra lá de preocupante, 70% da população ainda desconhece o principal fator de risco para um derrame, segundo pesquisa da Bayer HealthCare Pharmaceuticals realizada com 7 mil entrevistados. E você, arrisca um palpite? Resposta: fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca que atinge em torno de 1,5 milhão de pessoas no Brasil, onde a principal causa de morte é justamente o acidente vascular cerebral.

E, como amanhã é o Dia Mundial de Combate ao AVC, a Bayer, em conjunto com a Associação Paulista de Neurologia, realiza entre hoje e quinta (30/10) um mutirão que disponibilizará exames de eletrocardiograma, capazes de flagrar a tal fibrilação atrial. A iniciativa será sediada na estação de metrô da Sé, em São Paulo. Lá, também será possível medir o peso e a pressão — afinal, indivíduos obesos ou hipertensos correm maior risco de sofrer um derrame. O mutirão acontecerá das 7 às 14 horas. Aliás, a Santa Casa de São Paulo oferecerá avaliações similares nas estações Barra Funda, Brás e República (além da própria Sé), das 9 às 13 horas.

Para escapar de um AVC, é importante praticar esportes regularmente e manter uma dieta equilibrada, rica em vegetais e pobre em sal. Também evite o tabagismo e o excesso de bebidas alcoólicas. Por fim, visite um bom médico para que ele avalie seus batimentos cardíacos e contra-ataque eventuais fatores de risco, como o diabete e o colesterol elevado.



OMEGA (3) Benéfica à Saúde!


Ômega-3 pode reduzir o risco de pequenas lesões cerebrais nos mais velhos

De acordo com um estudo das universidades de Washington, nos Estados Unidos, e do Leste da Finlândia, o ômega-3 – uma gordura considerada benéfica – é capaz de evitar a ocorrência de microderrames e, assim, proteger contra a demência e o AVC. Para o trabalho, foram analisados 3 660 voluntários com 63 anos ou mais. No início da pesquisa, os pacientes passaram por radiografias e, cinco anos depois, o exame foi repetido. Após observarem os dados, os cientistas perceberam os participantes com mais ômega-3 no organismo eram 40% menos propensos a ter um acidente vascular cerebral. Para garantir boas doses dessa gordura, aposte em peixes de águas frias e profundas, como salmão, sardinha, arenque e atum.


domingo, 27 de outubro de 2013

A Ciência em Favor da Medicina!


Jovem de 15 anos cria teste que detecta três tipos de câncer em cinco minutos

Jack Andraka planeja iniciar testes clínicos com o sensor e colocá-lo no mercado em dez anos; prêmio de US$ 75 mil será usado para as pesquisas


Aqueles que acreditam que os jovens não têm condições de ensinar nada aos mais velhos vão se surpreender com o norte-americano Jack Andraka, 15 anos, responsável pela invenção de um detector de câncer. O sensor, que é feito de papel, identifica três tipo de câncer (de pâncreas, ovário e pulmão).

Primeiramente, Andraka se debruçou sobre o câncer pancreático. O motivo? Um amigo de seu irmão morreu por causa da doença. "Fiquei interessado pela descoberta precoce, fiz uma tonelada de investigações e tive essa ideia", afirmou o jovem, durante a sua apresentação na Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel.

O método, que lhe rendeu o primeiro lugar no prêmio da Intel, descobre o câncer de pâncreas de forma até 168 vezes mais rápida que os aparelhos usados atualmente. Além disso, fornece resultados 90% mais precisos, 400 vezes mais sensíveis e 26 mil vezes mais baratos do que os métodos atuais. O custo é de três centavos de dólar e o resultado chega em menos de cinco minutos.

O sensor criado pelo adolescente pode testar urina ou sangue e, se o resultado for positivo para a proteína mesotelina, indica que o paciente tem câncer no pâncreas. A tira de papel utilizada, muda conforme a quantidade da proteína no sangue e isso pode, de acordo com Andraka, detectar o câncer antes mesmo dele se tornar invasivo.

Seu prêmio de US$ 75 mil será usado para as pesquisas. Andraka pretende estudar para se tornar um patologista. Enquanto isso, ele planeja iniciar testes clínicos com o sensor e colocá-lo no mercado em dez anos.

Poluição e câncer de pulmão

Por falar em câncer, recentemente, a Agência Internacional da Organização Mundial da Saúde para Pesquisa sobre o Câncer (Iarc) anunciou oficialmente, pela primeira vez, que a poluição do ar é uma substância cancerígena - assim como o amianto, o fumo do tabaco e a radiação ultravioleta.

A professora de bioestatística da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, Francesca Dominici, alerta: "Você pode optar por não beber ou não fumar, mas você não pode controlar se você está ou não exposto à poluição do ar. Você não pode simplesmente decidir não respirar".

sábado, 26 de outubro de 2013

SIM aos Exercícios Físicos NÃO ao Sedentarismo.

Crianças e adolescentes ativos fisicamente têm melhor desempenho acadêmico

Foi o que um estudo das Universidades de Dundee e Strathclyde, do Reino Unido, apontou. O trabalho avaliou o rendimento de cerca de 5 mil jovens de até 16 anos nas aulas de matemática, inglês e ciências — a partir daí, chegou-se à conclusão de que os garotos que suavam a camisa apresentavam um melhor desempenho escolar do que os sedentários. E mesmo atividades como correr pelo pátio na hora do lanche ou percorrer o caminho da escola para casa com a bicicleta acarretam benefícios dentro da sala de aula. Os pesquisadores acreditam que uma hora de exercício por dia já aumenta a média das notas.


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Higienização Bucal é Sinônimo de Boca Saudável!


Por um sorriso saudável

Hoje é Dia Nacional da Saúde Bucal e, pensando nisso, listamos algumas táticas simples — mas que nem todo mundo conhece — que deixarão seus dentes ainda mais limpos. Confira:

- O melhor jeito de escová-los é de maneira circular e com as cerdas um pouco inclinadas.
- Muito cuidado com a força usada na escovação. Se ela for agressiva, o esmalte do dente se desgasta e surgem machucados na gengiva.
- Converse com um odontologista sobre o tamanho da sua escova — ela deve se encaixar ao comprimento e à altura da sua boca. Aliás, não se esqueça de trocá-la a cada três meses.
- A quantidade de pasta usada por escovação deve ser igual a um grão de ervilha para os adultos. Já para as crianças, meio grão basta!
- Lembre-se de que uma boa escovação dura cerca de três minutos.
- Fio dental é obrigatório! E é recomendado a partir dos seis anos de idade.



Tratar a Sinusite é Questão de Saúde!


ÓTIMO TRATAMENTO CASEIRO PARA SINUSITE: INALAÇÃO DE ALECRIM, CEBOLA E SAL - Este tratamento natural propicia rápido alívio aos que sofrem de sinusite. E isso graças às propriedades anti-inflamatórias dos três ingredientes da receita: alecrim, cebola e sal.

Este tratamento natural propicia rápido alívio aos que sofrem de sinusite.

E isso graças às propriedades anti-inflamatórias dos três ingredientes da receita: alecrim, cebola e sal.

O tratamento é muito simples.

Vamos a ele:

INGREDIENTES

1 litro de água

1 colher de sopa de alecrim

1 cebola

1 pitada de sal

MODO DE FAZER

Fatie a cebola.

Ponha-a para ferver em uma tigela com água, alecrim e sal.

Desligue o fogo, depois de ferver o líquido por cinco minutos.




Ponha o líquido numa bacia de vidro ou de ferro esmaltado.

Cubra a cabeça com uma toalha e aproxime seu rosto da bacia, com cuidado para não se queimar, de forma que você inale os vapores do preparo.

Repita a inalação até três vezes por dia.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O Feijão Contra o Câncer (CA).


Um feijão mais nutritivo

Na hora de preparar o feijão, fique atento aos temperos, já que eles ajudam a tornar o alimento ainda mais benéfico para a saúde. Uma dica é acrescentar 1 folha de louro e 1 dente de alho para cada quilo de feijão, na hora do cozimento com água. "Ambos ajudam a neutralizar os fitatos do alimento, fatores antinutricionais capazes de impedir a absorção dos nutrientes", ensina Andréa Esquivel, nutricionista e especialista em gastronomia da clínica Cedig, em São Paulo.


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

É Recem/descoberta a Vacina de Patente Brasileira Contra à Próstata.


Vacina brasileira surge como promissor do câncer de Próstata 


Uma vacina desenvolvida no Brasil e que obteve resultados bem-sucedidos em testes com humanos promete ser um tratamento mais eficaz e barato que o lançado nos Estados Unidos em 2010 e até agora considerado referência para tratar o câncer de próstata.


"Obtivemos taxas espetaculares de redução da doença e de diminuição da mortalidade por câncer de próstata", disse à Agência Efe o pesquisador Fernando Kreutz, responsável pela inovação e proprietário do FK Biotec, o laboratório com sede em Porto Alegre que patenteou a vacina.

A previsão deste laboratório é poder lançar ao mercado, em no máximo três anos, o produto, que estimula o sistema imunológico a identificar e destruir as células cancerígenas.
Apesar dos testes clínicos demonstrarem a eficácia da vacina no tratamento do câncer de próstata, os responsáveis da inovação consideram que também poderá ter resultados bem-sucedidos com outros tipos da doença.
"Já fizemos pequenos estudos com a vacina para tratar câncer de mama, de pâncreas, de intestino e melanoma. O pequeno número de pacientes ainda não nos permite ter conclusões clínicas, mas nos impressionou uma resposta clínica parcial em um paciente com câncer de pâncreas, que é um dos mais agressivos e mortais, com um índice de sobrevivência de apenas três meses", explicou Kreutz.
O fármaco é desenvolvido a partir das células tumorais do próprio paciente e tem o objetivo de tratar pessoas que já foram diagnosticadas com câncer para evitar a reaparição da doença ou sua morte
"Trata-se de uma tecnologia que prevê o tratamento particular, já que cada vacina é elaborada a partir de células do paciente. Trata-se, além disso, de uma vacina terapêutica e não preventiva. Seu objetivo é tratar as pessoas com o tumor e não prevenir o surgimento da doença", acrescentou o pesquisador.
Os primeiros testes foram realizados em 107 pacientes com câncer de próstata em estado avançado, ou seja, já submetidos à cirurgia ou que já tinham retirado a próstata, que passaram por revisões periódicas durante cinco anos depois da vacinação.
Enquanto em 85% dos pacientes vacinados foi impossível detectar o PSA cinco anos depois, esse porcentagem foi de apenas 48% entre os pacientes não vacinados. O PSA é a proteína utilizada como marcador nos exames para diagnosticar câncer de próstata.
Entre os pacientes vacinados a taxa de mortalidade se reduziu a 9%, muito abaixo dos 19% registrados entre os não vacinados.
"Neste tipo de câncer a taxa de mortalidade média é de um em cada cinco pacientes, mas com a vacina conseguimos reduzir as possibilidades de morte para um em cada 11 pacientes", comemorou o proprietário do KF Biotec.
Os testes clínicos, que agora entrarão em sua terceira fase com outros 416 pacientes, também demonstraram que o produto é seguro.
De acordo com Kreutz, a vacina brasileira poderá ser uma alternativa a uma mais cara e menos eficaz lançada há três anos pelo laboratório americano Dendreon, cujo valor de mercado chegou a US$ 6 bilhões graças à inovação.
Enquanto o tratamento americano é oferecido por US$ 91 mil por paciente, o brasileiro pode ser colocado no mercado por US$ 35 mil dólares no exterior e US$ 15 mil no Brasil, segundo seu criador.
A outra vantagem é que enquanto o tratamento americano tem como alvo um único antígeno, o brasileiro foi desenvolvido para trabalhar com múltiplos antígenos, o que aumenta sua eficácia para destruir elementos estranhos e reduz as possibilidades de resistência.
O FK Biotec, que conta com financiamento de um fundo de incentivo à inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia, foi criado em 1999 e se especializou na pesquisa e no desenvolvimento de vacinas terapêuticas e testes de diagnóstico.
"A importância deste projeto é que, além de oferecer um novo tratamento oncológico no mundo com base na imunoterapia, estamos introduzindo uma tecnologia inédita no Brasil", concluiu Kreutz.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Conscientização Contra a Diabetes é Questão de Saúde!


Campanha quer conscientizar população sobre a importância de prevenir o diabete

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) divulgou, hoje de manhã, os resultados de uma pesquisa com mais de mil entrevistados sobre o conhecimento dos brasileiros acerca da doença, que atinge 13,4 milhões de pessoas. De acordo com os dados, apesar de 76% dos indivíduos já terem realizado algum exame para traçar as próprias taxas de glicose no sangue, 87% dizem que, para prevenir o distúrbio, é preciso apenas maneirar no consumo de açúcar — o que vai contra a recomendação médica de ter um estilo de vida saudável, com prática regular de exercício e uma dieta equilibrada. 

Para conscientizar a população sobre a importância de prevenir esse problema, a SBD está lançando a campanha “Diabetes: mude seus valores”. Aeroportos, estações de metrô e ônibus ganharão cartazes com informações sobre a doença. Em datas específicas, a entidade também fará eventos em algumas cidades. Para complementar a ação, a campanha visa se espalhar pelas redes sociais, na página oficial Diabetes - mude seus valores.



O Programa Social: Mais Médicos é Aprovado Por Dilma Rousseff.


Ao sancionar nesta terça-feira (22), no Palácio do Planalto, a lei que institui o Mais Médicos, a presidenta Dilma Rousseff fez uma homenagem aos profissionais estrangeiros que integram o programa. Durante o discurso, a presidenta pediu desculpas, em nome do governo brasileiro, ao médico cubano Juan Delgado, que foi hostilizado ao desembarcar no aeroporto de Fortaleza em agosto deste ano. Dilma Rousseff também fez uma saudação especial aos médicos brasileiros, que segundo ela, “representam uma parte generosa e competente do nosso país”.

“Quero cumprimentar o Juan não apenas pelo fato dele ter sofrido um imenso constrangimento quando chegou, e por isso, do ponto de vista pessoal e do governo, peço nossas desculpas a ele (…) Queria cumprimentar cada um dos médicos, eles representam muito bem a grande nação latino-americana. Por isso, quando nós olhamos é como se nós víssemos os brasileiros representados em cada um deles, como vejo todos os latinos, argentinos, salvadorenhos, cubanos, venezuelanos, equatorianos (…) A todos vocês, o centro desse programa Mais Médicos, médicos de outras partes do mundo, queria dizer uma palavra simples: muito obrigada”, disse.

Informações: Blog do Planalto


O Alho Cura Muitas Doenças!


BENEFÍCIOS DO ALHO - Pasteur relatou, em 1858, a atividade antibacteriana do alho, que tem sido confirmada por diversos autores até hoje. Em laboratório, mediante diluição em série, o extrato fresco de alho mostrou ser capaz de inibir o crescimento de 14 espécies de bactérias, entre as quais Stafilococcus aureus, Klebsiella peneumoniae e Escherichia coli. Além disso, o alho reduz pressão alta e previne arteriosclerose; auxilia na dissolução de cálculos renais; tem efeito tônico sobre pessoas enfraquecidas; previne gripes e resfriados; poderoso desinfetante, ajuda na expulsão dos vermes; age na bronquite, diarreia, calcificação das artérias, vermes, hemorroidas, varizes, enfermidades dos rins, da bexiga e da vista, dores de cabeça, enxaqueca, obesidade, tumores, herpes, afecções da pele, reumatismo, gota, problemas respiratórios, palpitações cardíacas. Acesse o link, saiba mais sobre os benefícios do alho e o modo de de usá-lo: 


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Como Guardar o Néctar Dos Deuses o MEL!


COMO CONSERVAR O MEL

O mel é um produto que tem a vantagem de se auto-conservar, por causa do ácido fórmico, um excelente conservante natural, sem ter a necessidade do uso de conservantes. 

Geralmente o mel cristaliza quando está armazenado em local com a temperatura baixa. Mas se quiser fazê-lo voltar a sua forma liquida basta aquecê-lo sem tampa, em banho-maria, em uma temperatura de aproximadamente 45ºC. 

Para que o mel fique bem conservado mantenha o frasco sempre bem fechado, em local fresco e seco. Após aberto, não é necessário à refrigeração, e jamais colocar a colher suja e úmida no frasco. Se desta forma ele for conservado, provavelmente ele durará até um ano. 

O que pode fazer o mel estragar é a umidade e alta temperatura, é possível perceber se ele estraga, pois ele fermenta, ou seja, azeda.


domingo, 20 de outubro de 2013

Faça a Ingestão de Cálcio Contra a Osteoporose!



Por: Nutrição Prática & Saudável | Em 19.10.2012
Sem Comentários | Tags: 

Amanhã, dia 20 de outubro, é o Dia Mundial de Combate à Osteoporose. No Brasil, uma pesquisa realizada pelo International Osteoporosis Foundation (IOF) revelou que, pelo menos, uma em cada três mulheres acima dos 50 anos são diagnosticadas com osteoporose e que três milhões sofrem com fraturas vertebrais decorrentes da doença.

De acordo com pesquisa, a prevalência deve aumentar em 14% até o ano de 2050. Os principais motivos desse aumento pairam sobre o aumento da expectativa de vida associado ao estilo de vida moderno, que dificulta a manutenção de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, prática regular de exercícios físicos e exposição ao sol.

Acompanhe a entrevista com a nutricionista Laís Aliberti sobre o assunto.

O que é a osteoporose?
A osteoporose é caracterizada pela perda de massa óssea, ou seja, é quando a estrutura óssea começa a ser degradada e fica enfraquecida.

Quais os principais sintomas da osteoporose?
Inicialmente as dores podem ser um sintoma. Já nos estágios mais avançados da doença as fraturas podem ser mais frequentes, principalmente na região da coluna e quadril.

Qual o cenário no Brasil?
Segundo estudo feito com a população brasileira, 6% dos entrevistados relataram possuir osteoporose.

Por que atinge mais mulheres?
É uma questão hormonal. Na fase de menopausa acontece uma diminuição de estrógeno, hormônio fundamental para a formação adequada da estrutura óssea.

Qual o perfil de homem que tem propensão a desenvolver a doença?
Não é comum o aparecimento em homens, mas pode ser evidenciada em casos de desequilíbrio hormonal, desnutrição, alcoolismo, entre outros.

Que alimentos são ricos em cálcio e devem ser consumidos diariamente?
cálcio é essencial para a formação óssea e é encontrado, principalmente em lácteos e derivados. Outras fontes importantes são os vegetais verdes escuros, como a couve e folha de mostarda. Os alimentos fortificados também são ótimas alternativas, uma vez que evidências mostram que a população brasileira não consome a quantidade de cálcio necessária para a manutenção adequada da massa óssea. A sardinha e o bacalhau também são excelentes fontes de cálcio.

É recomendada a ingestão diária de:
3 porções de leite e derivados (bebida láctea, iogurte, queijos, etc.) ao dia. A bebida à base de soja fortificada com cálcio também pode ser uma alternativa
5 porções de hortaliças ao dia, dente elas as de folhas verde escura

E quanto à vitamina D?
Muito se fala do cálcio, mas com a ingestão inadequada de vitamina D é impossível ter uma massa óssea saudável, já que a vitamina D participa do processo de absorção do cálcio. Estudos mostram que a população brasileira tem um consumo bastante inadequado desta vitamina. Ela é uma vitamina lipossolúvel, encontrada em leites, carnes/peixes, ovo e produtos fortificados (cálcio + vitamina D)

Quando iniciar a prevenção?
Desde sempre. Uma alimentação saudável na infância e adolescência é essencial para que a massa óssea. Por volta dos 25 anos é quando a pessoa atingirá seu pico de massa óssea, ou seja, seu potencial máximo. A partir desta idade a alimentação adequada continua sendo importantíssima, pois apesar do pico de massa óssea já ter sido atingido, é necessária a manutenção pelo resto da vida, uma vez que o osso é uma estrutura dinâmica e vive em constante processo de degradação e formação.

Faz Bem Saber
Vale destacar que o Ministério da Saúde recomenda a ingestão diária de 1000 mg de cálcio por dia para um adulto (mulheres que estejam amamentando precisam de 1200 mg/dia). Cuide da sua saúde, faça uma alimentação saudável!

sábado, 19 de outubro de 2013

O Horário Brasileiro de Verão é Doentio!


Você sabia que o horário de verão afeta sua saúde?

Hoje, quando o relógio marcar meia-noite, você precisará adiantá-lo uma hora. Apesar de parecer uma modificação modesta, ela já é capaz de causar certo impacto à saúde. “Com a alteração do horário, pode haver mudança no nosso relógio biológico. Assim, é possível sentir sonolência, redução da atenção, irritabilidade e cansaço”, conta Cristiane Kochi, professora de endocrinologia da Faculdade Santa Casa de São Paulo. Esses sintomas tendem a desaparecer em uma semana, mas, enquanto isso não acontece, evite determinados hábitos antes de dormir, como ingerir cafeína e praticar atividades muito estimulantes.

E atenção especial às crianças: como precisam de um tempo maior embaixo dos lençóis, elas são as que mais sofrem com a mudança. Para amenizar o desconforto, os pais podem promover um período de ajustes. “Uma boa pedida é fazer leitura de histórias, tocar músicas calmas, dar banhos relaxantes seguidos de massagens e evitar alimentos pesados”, exemplifica Rosemeire dos Santos Vieira, coordenadora da pós-graduação em enfermagem pediátrica da Faculdade Santa Casa de São Paulo. “Não deixe a criança trocar as refeições por guloseimas ou continuar a se alimentar de acordo com o horário anterior. Isso atrasa a adaptação à nova fase”, completa.


Menos Cloreto de Sódio (SAL) Mais Vida Saudável!


Ele é um nutriente obrigatório na dieta de qualquer pessoa, mas é preciso cautela. O cloreto de sódio, contido no sal, é responsável por males perigosos como hipertensão e doenças cardiovasculares se consumido em excesso. 

Uma pessoa deve ingerir no máximo cinco gramas de sal por dia, o equivalente a uma colher rasa de chá. Dessa forma, abuse mais de temperos naturais e saborosos, como vinagres, alho, cebola e ervas aromáticas (salsa, orégano, tomilho, manjericão, etc.).


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Gêneros Alimentícios Orgânicos é Questão de Saúde.




O Plano Brasil Ecológico terá, em três anos, investimentos de R$ 8,8 bilhões para ações de incentivo ao cultivo de alimentos orgânicos. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (17), que destacou a mudança de consciência sobre a importância da agroecologia, e do acesso e proteção aos alimentos e à água.

“Nosso país tem dado passos significativos na construção de um padrão de desenvolvimento sustentável. É possível um país crescer, que esse país que cresce distribua renda e inclua, e seja um país que conserva e protege o meio ambiente. É possível produzir com qualidade alimentos orgânicos da agroecologia”, destacou.

Serão disponibilizados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e pelo Plano Agrícola e Pecuário R$ 7 bilhões para empréstimos. Também fazem parte do plano ações como investimento em assistência técnica rural e pesquisa de tecnologia para o plantio de alimentos orgânicos.

Reforma Agrária
A presidenta ainda anunciou que 100 decretos desapropriação de terra para reforma agrária serão publicados até dezembro. E, segundo Dilma, eles contam com uma inovação: foi feita uma avaliação produtiva para garantir a sustentabilidade do trabalho nas áreas escolhidas.
“Muitas vezes se fez decreto e assentou famílias em lugares que não tinha como se sustentar. Sabemos disso, então considero que ele [o ministro Pepe Vargas] está fazendo um esforço para melhorar a qualidade do decreto. Apoio essa questão e exijo, porque não temos o direito de colocar famílias vivendo num lugar onde não tem da onde tirar sua renda”, afirmou.


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Gêneros Alimentícios que Contenham Fibras é Questão de Saúde.


Mais fibras no prato da criançada

Neste Dia Mundial da Alimentação, que tal oferecer uma refeição pra lá de saudável e saborosa aos filhos, sobrinhos ou netos? Afinal, na infância o hábito de comer bem é adquirido com facilidade. Mas se está sem uma receita assim em mente, você pode, por exemplo, apostar nas almôndegas com quinoa testadas em um estudo recente da Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Segundo a pesquisa, o prato trouxe um bom aporte de fibras e, de quebra, foi bastante aceito pela garotada. “A quinoa ainda é fonte de proteínas, vitaminas e minerais, como ferro, zinco e magnésio”, destaca Sandra Melo, orientadora do projeto.

Diversas pesquisas apontam que o consumo de fibras entre as crianças brasileiras está abaixo do recomendado, principalmente quando se trata da alimentação escolar. “Isso acontece principalmente devido à maior ingestão de alimentos refinados e industrializados", analisa Sandra. 

Confira abaixo a receita de almôndega com quinoa criada na Univali:

Misture, em um recipiente, 1 kg de carne moída, 1 cebola pequena cortada, 1 dente de alho grande picado, 4 colheres de sopa de salsinha ou outro tempero verde, 3 ovos pequenos e 1 colher de sobremesa rasa de sal. Adicione 2 e 1/4 xícaras de chá de quinoa em flocos aos poucos, até dar liga. Modele os bolinhos e leve-os para assar em forno médio por cerca de 40 minutos.



terça-feira, 15 de outubro de 2013

EMPARN PREVÊ ESTIAGEM NOS PRÓXIMOS MESES E DEIXA CRIADORES PREOCUPADOS



Os meses que se sucedem serão de turbulências para os criadores de animais do Rio Grande do Norte. A previsão é que a vegetação se torne cada vez mais seca e os reservatórios evaporem rapidamente. As informações são do meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot.

A enorme e severa estiagem que atingiu toda a região nordeste desde o final do ano de 2011 até 2013, deixou marcas irreparáveis para o pequeno agricultor e pecuarista do sertão norte-rio-grandense. O Comitê Estadual de Combate aos Efeitos da Seca anunciaram que os prejuízos superaram os R$ 5 Bilhões. Número altíssimo que jamais será esquecido por aqueles que sentiram na pele a falta de chuvas no campo.

Em Abril do corrente ano, o sertanejo sentiu renascer a esperança de dias melhores, pois a chuva voltou a cair abundantemente até o mês de julho. Para os animais, as precipitações vieram bem a calhar, fizeram nascer forragens e encheram reservatórios. Para a agricultura, o cenário não mudou muito, as incertezas de chuvas impediram o plantio de grãos pelo homem do campo.

Entretanto, a forte insolação existente na região, facilita a evaporação das águas reservadas nos açudes e lagoas, vindo novamente, preocupar aqueles que sobrevivem da criação e produção animal. Foi o que relatou Gilmar Bristot, em entrevista à Rádio Centenário de Caraúbas.

Bristot alertou para os próximos meses, onde a escassez de chuvas é habitual mas, que terá um efeito maior devido a forte estiagem sofrida nos últimos anos. Segundo ele, o quadro tende a se agravar, já que 160 dos 167 municípios potiguares decretaram situação de emergência, e o forte calor conduz à evaporação das poucas águas reservadas.

Durante a entrevista, o meteorologista deu a boa nova de que o ano de 2014 será de boas precipitações. O período chuvoso já deve iniciar agora no mês de dezembro, aliviando assim, o temor dos criadores em perder seus animais para a seca.

A região oeste do estado foi a que mais sofreu com a estiagem, criando um histórico de milhares de animais mortos devido a falta de água e comida.

Por Josemário Alves
Jornal Tribuna do Vale
Foto: Novo Jornal
Fonte:portal SOS Notícias do RN